Abaixo, você encontrará um guia detalhado dos relatórios de produtos no APLWeb.

I. LISTA DETALHADA

A Lista Detalhada é o relatório geral de produtos do APLWeb, que permite consultar todos os produtos cadastrados no sistema através de diversos filtros para buscas - associados a pedidos, valores, estoque, validade, categorias etc. A seguir, você verá um passo a passo para a utilização dessa ferramenta.

1. Acesso ao relatório

Acesse o menu PRODUTOS/SERVIÇOS > Produtos > Lista Detalhada.

2. Filtros de pesquisa

A tela do relatório traz diversos filtros que auxiliam na busca por produtos específicos. Abaixo estão os principais filtros e como utilizá-los:

Categoria: Permite buscar produtos pertencentes a uma categoria específica. Também é possível filtrar produtos sem categoria associada selecionando .

Venda: Situação Para venda ou Fora de venda para buscar matéria prima ou produto acabado.

Período: Define uma data para visualizar produtos cadastrados em determinado intervalo de tempo.

Fornecedor: Para visualizar apenas produtos de um fornecedor específico.

Excel: Gera um arquivo .xls com os produtos filtrados .

Ref., Descrição e Código de Barras: Para localizar um produto de forma direta.

▶️Clique em para fazer a busca.

◀️ Clique em para redefinir todos os campos.

 

3. Ações disponíveis na lista

- Mostrar produto: Clique sobre o item desejado para abrir sua ficha detalhada.

- Carga produto: Gera uma planilha com os dados exibidos.

- Tabela de preços: Gera um PDF com a referência, foto e preço de cada produto.

- Ordenar colunas: Localize a coluna pelo qual deseja ordenar e clique na seta para baixo para ordem crescente e na seta para cima para ordenar de forma decrescente .

 

Dica

Use a Pesquisa Rápida no menu lateral como atalho para localizar um produto específico sem configurar os filtros detalhados.

 

II. ESTATÍSTICAS

II.I - POR ORÇAMENTOS

O relatório Estatísticas por Orçamentos é ideal para analisar quais produtos têm maior demanda em propostas comerciais, mesmo que não tenham sido efetivamente vendidos. A seguir, veja como utilizar essa funcionalidade.

 

1. Acesso ao relatório

Vá até o menu PRODUTOS/SERVIÇOS > Estatísticas > Por Orçamentos.

 

2. Filtros de pesquisa

A tela permite aplicar filtros combinados para refinar os resultados:

Produto/Cliente: Busque diretamente por uma descrição de produto ou pelo nome de um cliente associado aos orçamentos.

Período: Defina a data inicial e final para o intervalo de orçamentos a serem considerados.

Vend./Rep.: Filtra orçamentos por vendedor ou representante.

Leads: Marque se deseja incluir apenas orçamentos gerados por leads.

▶️ Clique em Pesquisar para gerar o relatório com base nos filtros aplicados.

◀️ Clique em Limpar Filtros para redefinir os campos e realizar uma nova busca.

 

3. Visualizando os resultados

A lista apresenta os seguintes dados organizados em colunas:

- Ref.: Referência do produto.

- Descrição: Nome e descrição do produto orçado.

- Peso: Peso cadastrado do produto (caso informado).

- Quantidade: Quantidade total de itens orçados no período filtrado.

- Total de Orçamentos: Quantas vezes o produto foi incluído em orçamentos distintos.

- Valor Total: Soma dos valores atribuídos a esse produto nos orçamentos.

 

II.II - POR PEDIDOS

Esse relatório exibe os produtos mais vendidos em pedidos fechados, com base nos mesmos filtros e resultados organizados.

Ideal para medir o desempenho comercial real, com base em vendas concretizadas.

 

II.III - POR REQUISIÇÕES

Esse relatório foca no consumo interno e uso dos produtos via requisições internas ou ordens de produção.

Filtros disponíveis:

Produto

Período

Setor

O.P./O.S. (número da Ordem de Produção ou Serviço)

Colunas exibidas:

- Ref.

- Descrição

- Quantidade requisitada

- Unidade (UN, MT, etc.)

- Total de requisições

- Média por requisição

- Custo unitário

- Custo total

▶️ Essencial para controle de consumo interno, custo de produção e gestão de estoque.

 

II.IV - POR FATURAS

Relatório semelhante ao de pedidos, porém foca em produtos efetivamente faturados (NF emitida).

Colunas exibidas:

- Ref.

- Descrição

- Peso

- Quantidade faturada

- Total de faturas (quantas NFs incluem o item)

- Valor total faturado

Ideal para auditoria de produtos com saída fiscal e validação de estoque x vendas.

 

III. REFERÊNCIAS POR LOJA

O relatório Referências por Loja permite a análise detalhada de vendas, estoques e giros de produtos distribuídos por unidade (loja, centro de custo ou setor produtivo). É uma ferramenta poderosa para avaliação de desempenho por ponto de venda ou área da empresa.

1. Acesso ao relatório

Vá até o menu PRODUTOS/SERVIÇOS > Grupo PRODUTOS > Referências por Loja.

 

2. Filtros de pesquisa

A tela oferece diversos filtros combináveis para refinar a análise. A seguir, os principais:

Produto: Busque por um nome, descrição ou código específico da referência.

Fornecedor: Filtra os dados de produtos associados a um fornecedor específico.

Categoria: Limita os resultados a uma categoria de produto.

Centro de Custo: Selecione a unidade (como loja ou setor) para analisar os dados de entrada e saída por local.

Período: Use os campos de data inicial e final para definir o intervalo desejado. Por padrão, aparece o dia atual, mas é possível selecionar qualquer intervalo.

Estoque/Filial/Loja: Selecione para visualizar a análise por loja.

 

3. Visualizando os resultados

A tabela gerada exibe, para cada referência, dados como:

- Ref. / Descrição: Código e nome do produto.

- Entradas (Ent.): Quantidade total recebida.

- Colunas por loja/setor: Para cada unidade aparecem colunas de Venda e Estoque.

- Faturamento (Fat.): Valor total faturado.

- Estoque total (Est.): Soma dos estoques em todas as unidades.

- Giro: Indicador de desempenho de saída do produto.

- Venda: Quantidade total vendida.

- Varejo: Valor vendido com base na tabela varejo.

 

4. Ações e leitura do relatório

- Análise por loja: Compare o desempenho de uma referência entre lojas/setores.

- Identificação de excesso ou ruptura de estoque: Verifique onde há produto parado ou faltando.

- Visualização por SKU: Ative “Detalhar por SKU” para entender o giro por variação de produto.

- Avaliação de promoções: Use o filtro "Giro da Promoção" para entender a efetividade de campanhas.

Use esse relatório para fazer realocação de estoque entre lojas, planejar novas compras de produtos com base no desempenho por ponto de venda e ajustar a formação de preços conforme o lucro e giro.

 

 

➡️ Veja também:

https://www.aplweb.com.br/pagina/como-cadastrar-produtos-com-ou-sem-grade

https://www.aplweb.com.br/pagina/apuracao-de-vendas-de-produtos

https://www.aplweb.com.br/pagina/como-fazer-apuracao-de-impostos

 

Entre em contato agora mesmo